quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Meus Pensamentos - Leitura Livro de Mórmon - 1 Néfi 1 - 3

DESAFIO LEITURA DO LIVRO DE MÓRMON EM 80 DIAS

MEUS SENTIMENTOS

1 NÉFI 1 - 3
Hoje li 1 Néfi dos capítulos 1 a 3, nestes capítulos existem algumas coisas que me chamam atenção. Néfi começa o seu registro falando a respeito de seus Pais, exaltando suas qualidades ao desempenharem esse papel sagrado, fala sobre as condições do povo judeu no início do Reinado do Rei Zedequias, sobre a preocupação do pai pela condição decaída do povo Judeu, o que o leva a orar “de todo o coração, em favor deles” (1 Néfi 1:5), ao ler este verso eu consigo imaginar a caridade que Leí sentia pelo povo e a aflição que lhe causava ao vê-los naquela situação de pecado, realmente deve ter sido uma oração de todo o coração, do fundo da alma. Depois o Senhor pede a Leí para levar a sua família ao deserto para escapar da perseguição do povo judeu em virtude de Leí está pregado contra a iniquidade deles, Lamã e Lemuel não acreditam nem aceitam a decisão do Pai, Néfi ao invés de tomar esta atitude procura uma confirmação pessoal direta com Senhor, ele deseja obter um testemunho pessoal e “clama ao Senhor” o que acontece em seguida, explicarei com suas próprias palavras “eis que ele (O Senhor) me visitou e enterneceu meu coração, de maneira que acreditei em todas as palavras que meu pai dissera;” (1 Néfi 2:16). Néfi obteve uma confirmação espiritual e soube dentro de seu íntimo através do Espírito Santo que o pai estava agindo de modo inspirado, o que me surpreende que após esta confirmação ele vai contar a Sam o que havia ocorrido, ele vai prestar um testemunho ao seu irmão, posso imaginar a sinceridade das palavras dele a seu irmão, contando da experiência que tinha ocorrido, Sam acredita nas palavras de seu irmão e não se rebela com o Pai, apoia-o como um homem inspirado assim como seu irmão. Da mesma forma que havia feito com Sam, Néfi vai a seus irmãos Lamã e Lemuel falar sobre o seu testemunho sobre as coisas que havia sentido ao orar, mas eles “não quiseram dar ouvidos as palavras” dele, então Néfi “aflito pela dureza de coração” dos irmãos “roga ao Senhor por eles” (1 Néfi 2:18). Uma característica importante duma pessoa que recebe um testemunho verdadeiro, ele não se contenta em guarda-lo para si, ele quer compartilhar com seus entes queridos e não se desanima se estes aceitam ou não, continuam a amá-los e preocupar-se com eles com sinceridade.

UM CONTRASTE INTERESSANTE

No final do Capítulo 3, Lamã e Lemuel têm a visão de um anjo que vem adverti-los contra a falta de fé e descrença e mesmo depois de ter esta grandiosa visão eles continuam a murmurar. Aprendemos com isso que o que mais conta na obtenção de um testemunho não é uma prova visual, mas sim um sentimento do coração vindo do Espírito Santo, algo que aconteceu com o próprio Néfi , ele passou a acreditar de maneira tão profunda nas palavras do pai não porque teve uma prova visual, mas um sentimento que penetrou profundamente cada fibra de seu ser.

O EXEMPLO DE NÉFI

Não poderia de mencionar a coragem e obediência de Néfi ao procurar cumprir com os mandamentos do Senhor quando disse: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca da ordens aos filhos do homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possa ser cumpridas.” (1 Néfi 3:7)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons